Skip to main content

Galvanização por imersão a quente UNE EN ISO 1461

Galvanização em geral. O que é? Em que consiste?

A galvanização a quente é o processo de imersão de peças acabadas de aço-ferro num forno ou  banho de zinco fundido a 450ºC. O objetivo da galvanização é evitar a oxidação e corrosão que a humidade e a poluição ambiental podem causar no metal, mas o que realmente obtemos com este procedimento é uma interação entre o metal e o zinco fundido, obtendo ligas entre estes dois elementos na peça que protege contra a corrosão da forma mais eficaz.

Mas é importante salientar que o resultado é uma liga e não um revestimento, graças a este procedimento obtemos um material muito mais resistente, com um acabamento mais durável e protegido da oxidação de uma forma OTIMA e hoje é a solução mais duradora contra a corrosão.

Esta atividade representa aproximadamente 50% do consumo de zinco no mundo e há mais de 150 anos que se estabeleceu como o procedimento mais fiável e económico para proteger o aço contra a corrosão.

Norma europea e internacional

A norma europeia e internacional UNE EN ISO 1461, que é a norma aplicável aos revestimentos obtidos em instalações de galvanização descontínua a quente sobre peças e artigos diversos de ferro, aço, ferro fundido, etc.

Na norma UNE EN ISO 1461, a galvanização por imersão a quente é definida como o revestimento de zinco sobre produtos de ferro e aço, mergulhando estes produtos num banho de zinco fundido, após a preparação da sua superfície.

Descrição Geral

Esta norma reconhece que a composição química do aço, a massa das próprias peças e as condições de galvanização podem influenciar o aspecto, espessura, textura e propriedades físicas/mecânicas dos revestimentos galvanizados obtidos em peças em instalações de galvanização em geral.

Esta norma exige também que o banho de galvanização contenha zinco fundido com um teor total de outros elementos de liga ou impurezas (excluindo ferro e estanho) não superior a 1,5% em massa. Do mesmo modo, a norma indica nos seus anexos as informações a fornecer mutuamente entre o cliente e o galvanizador, a fim de obter os melhores resultados em termos da qualidade dos revestimentos obtidos e da economia da galvanização.

Precisa de uma empresa especialista em Galvanização?

Entre em contato com nossa equipe

Proceso de galvanizado en caliente

O processo de galvanização a quente (HDG) consiste em várias fases, desengorduramento, decapagem, enxaguamento, fluxo e galvanização, arrefecimento, passivação, inspecção de qualidade, embalagem e expedição.

A norma exige que de cada lote de materiais galvanizados seja retirada aleatoriamente uma amostra de controlo para verificar a espessura do revestimento. O quadro em anexo especifica o número mínimo de artigos a incluir na amostra de controlo em relação ao número de artigos do lote de inspecção. Indica igualmente que, salvo acordo em contrário, as inspecções de materiais galvanizados devem ser efectuadas antes de os materiais galvanizados deixarem a instalação de galvanização.

As espessuras dos revestimentos galvanizados a quente obtidos nas instalações de galvanização em peças de ferro e aço são proporcionais às espessuras do material a galvanizar, desde que as condições de galvanização sejam as mesmas. Portanto, o quadro em anexo mostra os requisitos da norma UNE EN ISO 1461 em termos de massa e/ou espessura de revestimentos galvanizados em peças que não são centrifugadas após a galvanização (peças médias e grandes).

Composición del galvanizado

A composição dos revestimentos galvanizados a quente consiste numa camada externa de zinco puro e várias camadas internas de ligas de zinco-ferro ligadas metalurgicamente ao metal de base e podem ser ainda mais duras que o aço, estes revestimentos têm propriedades mecânicas muito interessantes, tais como:

  • Elevada resistência à abrasão.
  • Elevada resistência ao impacto.
  • Por conseguinte, a norma indica que normalmente não é necessário efectuar testes de aderência do revestimento sobre materiais galvanizados, dado que estes são normalmente capazes de suportar um manuseamento congruente com as suas aplicações sem qualquer descascamento ou descamação do revestimento.

Se solicitado pelo cliente, o galvanizador deve emitir um certificado de conformidade com os requisitos da UNE EN ISO 1461 (em conformidade com a ISO 10474).

Áreas de actividade

Galvanização Toledo tem mais de 50 anos de experiência em Galvanização.

Ler mais

Nosso foco no cliente

A política da nossa empresa é ajudar os clientes a se tornarem cada vez mais competitivos

Ler mais