O que é a espectrometria de massa e para que é utilizada?
No processo de galvanização a quente e em todo o processo químico a que o aço é submetido; o banho ácido, o enxaguamento, o tempo de imersão no banho de zinco fundido influencia grandemente a protecção do aço de base. A galvanização a quente é mais eficiente e utilizada, principalmente porque é um processo muito económico e versátil, uma vez que pode ser aplicada a produtos de todos os tamanhos e formas.
Os factores que mais afectam a galvanização são as propriedades físicas e químicas do aço, a rugosidade do aço e a percentagem do conteúdo de elementos no aço, especialmente a proporção de silício, que determina a espessura do revestimento.
O espectrómetro de massa é um dispositivo que permite analisar com alta precisão a composição de diferentes elementos químicos e isótopos atómicos separando os núcleos atómicos de acordo com a sua relação massa/carga (m/q) e é utilizado para identificar os diferentes elementos químicos de um composto, ou para determinar o conteúdo isotópico de diferentes elementos no mesmo composto.
Em termos gerais, as moléculas têm massas diferentes, um facto que um espectrómetro de massa utiliza para determinar quais as moléculas que estão presentes numa amostra.
Nas instalações da Galvanización Toledo é utilizado para determinar a qualidade do aço dos produtos, para poder oferecer o melhor acabamento possível dos nossos produtos galvanizados, isto ajuda-nos a determinar o melhor tempo de imersão do material no interior do cadinho e se este produto tem de passar mais ou menos tempo na linha de pré-tratamento.